Estágios de Mudança de Comportamento Para Atividade Física e Fatores Associados em Acadêmicos de Educação Física

Por: Diego Augusto.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.15 - n.1 - 2010

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Resumo

Este trabalho teve o intuito de identifi car e verifi car associação entre os Estágios de Mudança de Comportamento (EMC) para atividade física (AF) com atores sociodemográfi cos e comportamentos relacionados à saúde em acadêmicos de Educação Física. A mostra foi calculada considerando o curso, licenciatura e bacharelado, sendo composta por 17 estudantes (54,8% do sexo masculino). Para a avaliação do EMC foi utilizado o uestionário de Marcus et al. O comportamento para AF foi dicotomizado em ativo e inativo. As variáveis sociodemográfi cas analisadas foram: sexo, idade, nível econômico, estado civil, trabalho emunerado, escolaridade da mãe e curso. Os omportamentos relacionados à saúde foram analisados pela auto-percepção de saúde e alimentação. A regressão de Poisson foi usada para examinar as ssociações entre os EMC para AF com os aspectos sociodemográfi cos e comportamentos de saúde, onsiderando p≤0,05. A maior parte dos estudantes encontrava-se no estágio de manutenção 38,7%). A prevalência de universitários com comportamento inativo (estágios de pré-contemplação, ontemplação e preparação) foi de 45,2%. Os resultados na análise ajustada indicaram que niversitários do sexo feminino (RP: 1,64; IC95%: 1,21-2,23) apresentaram maiores probabilidades de terem m comportamento inativo em comparação ao masculino. Escolaridade materna menor do que nove anos foi um fator de proteção para apresentar um comportamento inativo (RP: 0,66; C95%: 0,45-0,99). Tais achados podem ser úteis para o desenvolvimento de programas de promoção da aúde na universidade, com atenção especial aos alunos do sexo feminino e com escolaridade aterna elevada.

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