Estágios de Mudança de Comportamento e Percepção de Barreiras Para a Prática de Atividade Física em Universitários do Curso de Educação Física

Por: Guaracy Nilton Fernandes de Souza Costa, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, e Patrícia Aparecida Gaion Rigoni.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.17 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre os estágios de mudança de comportamento e percepção de barreiras para a prática de atividade física por universitários. Fizeram parte da amostra 153 acadêmicos do curso de Educação Física, período noturno, de uma universidade do noroeste do estado do Paraná. Como instrumentos foram utilizados o Algoritmo dos Estágios de Mudança de Comportamento, o Questionário de Percepção de Barreiras, o Questionário da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) e uma fi cha de dados sociodemográfi cos. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva, o teste do Qui-quadrado e o Exato de Fisher (p<0,05). Grande parte dos acadêmicos era do gênero feminino (57,5%), solteira (90,1%), pertencente às classes econômicas A e B (60,1%), praticante de esportes na infância e adolescência (88%) e eutrófi ca (80%).

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/507.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.