Estatuto Posicional, Força Explosiva dos Membros Inferiores e Velocidade Imprimida à Bola no Remate em Futebol. Um Estudo com Jovens Praticantes do Escalão Sub-17

Por: Julio Garganta, Paulo Sousa e Rui Garganta.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.3 - n.3 - 2003

Send to Kindle


Resumo

RESUMO De entre todas as capacidades necessárias para a prática do Futebol, o remate e o salto têm suscitado a atenção dos investigadores, dada a sua relevância. Será de esperar que exista uma relação entre a força explosiva dos membros inferiores e a velocidade de deslocamento da bola no remate. Foi objectivo do presente estudo avaliar a força explosiva dos membros inferiores e a sua relação com a velocidade de deslocamento da bola no remate, em jovens praticantes de futebol, em função dos diferentes estatutos posicionais dos jogadores. Fizeram parte deste estudo trinta e um indivíduos de nacionalidade portuguesa, com uma média de idades de 16,52 ± 0,57 anos e com uma média de 8,26 ± 0,96 anos de prática (4 guarda-redes, 9 defesas, 13 médios e 5 avançados). Foram utilizados, um radar Stalker (Profissional Sports Radar) para o registo da velocidade de deslocamento da bola no remate e um Ergojump (Digitime 1000, Digitest Finland) para o registo do tempo de voo em cada salto realizado, por forma a calcular-se a força explosiva dos membros inferiores. Foi possível verificar que existe uma correlação positiva entre a força explosiva dos membros inferiores e a velocidade imprimida à bola no remate (de r = 0,10, p > 0.05 para o salto partindo de posição estática e de r = 0,07, p > 0.05 para o salto com contramovimento), embora em ambos os casos esta não se revele estatisticamente significativa. Concluiu-se também que os avançados apresentam valores de força explosiva e de velocidade de deslocamento da bola no remate superiores aos dos outros jogadores. Todavia, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas para qualquer dos casos. Palavras-chave: futebol, jovens praticantes, força explosiva, velocidade da bola, estatuto posicional.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.