Esteatose Hepática Pode Comprometer o Efeito do Exercício Físico Sobre a Composição Corporal em Crianças e Adolescentes Obesos?

Por: Bruna Thamyres Ciccotti Saraiva, Claudia de Carvalho Brunholi, Diego Giulliano Destro Christofaro, Ismael Forte Freitas Júnior, Marcelo Rodrigues Ribeiro dos Santos e Paula Alves Monteiro.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico é uma das formas de prevenção e tratamento da obesidade e doenças associadas como a esteatose hepática. Objetivou-se analisar se a esteatose hepática interfere no efeito do exercício físico sobre a composição corporal de crianças e adolescentes obesos. A amostra consiste em 40 indivíduos obesos, sendo 13 crianças (8,17±1,33 anos) e 27 adolescentes (12,28±1,36 anos). A composição corporal total e por segmento foi estimada pelo DEXA. Realizaram-se medidas antropométricas, bem como, o exame de ultrassom do fígado para mensurar a gordura intra-abdominal e subcutânea, assim, diagnosticar a esteatose hepática (EH). A intervenção foi composta por 20 semanas, sendo aplicadas nas crianças, atividades lúdico-recreativas/competitivas e para os adolescentes, treinamento concorrente (aeróbio e resistido). Foram realizados os testes de Levene, ANOVA de medidas repetidas e o tamanho do efeito (TE) pelo Eta-Squared. Observou-se que, apesar de não obter significância estatística, analisando o tamanho do efeito, o exercício físico tanto nas crianças (gordura corporal TE efeito tempo= 0,210e TE efeito grupo= 0,208; massa gorda TE efeito grupo= 0,338; gordura androide TE efeito interação= 0,267) quanto nos adolescentes (gordura intra-abdominal TE efeito grupo=0,230), independentemente se tinham ou não a EH, foi eficaz para reduzir a gordura corporal. Observa-se que o exercício físico foi eficaz na melhora da composição corporal de crianças e adolescentes obesos independentemente da EH.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n4p459

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.