Resumo

Objetivos:
O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores recém licenciados em Educação Física possuem conhecimento sobre Esteróides Androgênicos Anabolizantes, com a intenção de orientar seus alunos sobre os perigos do abuso dessas substâncias no meio estético.

Métodos e resultados:
A pesquisa foi desenvolvida com os alunos recém licenciados no curso de Educação Física da Escola Superior de Cruzeiro e possui caráter qualitativo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário fechado contendo três perguntas com os resultados representados em forma de porcentagem. Verificou-se na pesquisa que 60% dos professores da amostra sabem o que são EAAs e 40% não. Quando questionados acerca do objetivo da criação dos EAAs, 53,3% dos professores da pesquisa acertaram a questão e 46,7% não obtiveram êxito. Ainda foi perguntado sobre a função da propriedade androgênica dos EAAs e 3,4% dos docentes acertaram, enquanto 96,6% não.

Conclusão:
Conclui-se que os professores recém licenciados em Educação Física da Escola Superior de Cruzeiro possuem conhecimento básico sobre os EAAs, sabendo o que são e o objetivo de sua criação. Porém, observa-se que os mesmos não sabem caracterizar os efeitos androgênicos dos EAAs, responsáveis segundo a literatura, pelos efeitos colaterais dessas substâncias. Desta forma, delibera-se que o professor deva aprimorar seus conhecimentos a fim de melhorar a orientação aos seus alunos sobre os riscos do uso abusivo dos EAAs no meio estético.