Estilo de Vida e Aptidão Física de Adolescentes Antes e Após a Prestação do Serviço Militar Obrigatório

Por: Cícero Luciano Alves Costa, , Glauber Carvalho Nobre, Naildo Santos Silva, Paulo Felipe Ribeiro Bandeira e Rafaela Bertoldi.

Conexões - v.13 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi comparar os níveis de aptidão física (AF) e o estilo de vida (EV) de 47 recrutas com média de idade de 19,2+0,4 anos do sexo masculino engajados na prestação do serviço militar obrigatório (SMO). O EV dos recrutas foi avaliado por meio do instrumento retrospectivo de auto recordação. Foram utilizados os testes de 12 minutos, flexibilidade, força potência de membros inferiores, velocidade de deslocamento, resistência muscular, flexão e extensão de braços, e agilidade para avaliar a AF. Os jovens foram avaliados antes e após a prestação do SMO. Sobre o consumo de bebida alcoólica, houve uma redução no percentual de jovens que faziam “consumo pesado” do álcool, por conseguinte houve diminuição da quantidade de jovens que diziam “não fazer uso regular” do pré para o pós e houve aumento no percentual de jovens que faziam “uso regular”. Quanto ao tabagismo, a grande maioria dos jovens não fazia uso (90,9%) e esse percentual se manteve no pós teste. Não houve redução do pré para o pós no percentual de jovens que fazia “uso regular”. Em relação à AF, observou-se melhora do pré para o pós-teste apenas na resistência aeróbia (p=0,003), na velocidade (p<0,001) e agilidade (p<0,033).

Endereço: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643431

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.