Estilo de Vida, Saúde e Bem-estar de Escolares: Percepção do Ambiente Escolar e da Educação Física em Uma Escola Municipal de Novo Cabrais-rs

Por: éberson Pereira Gonçalves, éboni Marilia Reuter, Greice Graziela Morais e Leandro Tibiriça Burgos.

Cinergis - v.12 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a percepção do ambiente escolar e das aulas de Educação Física de escolares das séries iniciais e finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Novo Cabrais-RS. O estudo possui caráter descritivo-exploratório, e tem como sujeitos 31 escolares de ambos os sexo, com idades entre 9 e 17 anos, estudantes das 5ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário aos alunos. Observamos que 100% dos meninos entrevistados gostam do tempo que passam na escola, enquanto que 76,9% das meninas também concordam com essa afirmação. Tanto na turma da 5ª, quanto na turma da 8ª série, ficou visível a percepção de solidariedade entre os alunos. A satisfação em relação à qualidade de ensino se reflete no percentual de alunos que consideraram o quadro docente como “Bom” e “Muito Bom”, respectivamente com 51,6% e 48,4%. Em relação às aulas de Educação Física, todos os alunos demonstraram satisfação e gosto em desenvolver as atividades. Entre as atividades de Educação Física que mais os alunos gostam, destacaram-se o Futebol, Handebol, Basquetebol e o Vôlei, e, entre as que menos gostam destacaram-se o Aquecimento, Basquetebol e o Alongamento. Após a análise dos dados coletados, pode-se concluir que, tanto os alunos das séries iniciais, quanto das séries finais do ensino fundamental, percebem a escola como ambiente favorável e acolhedor para a sua aprendizagem, encontrando na Educação Física, um excelente aliado, capaz de estimular o gosto, ainda mais, por esse ambiente.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/3015

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.