Estilo de Vida na Adolescência: o Envolvimento Religioso Atuando nos Comportamentos de Risco à Saúde

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Hemília Gabrielly de Oliveira Cartaxo e .

Pensar a Prática - v.17 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O estilo de vida do adolescente está relacionado com uma série de atitudes que colocam sua saúde em risco e comprometem o estado físico e mental. Diante deste cenário, a religião tem se tornado um fator mediador para a adoção e aceitação de comportamentos considerados benéficos à saúde. O presente ensaio procurou discutir a influência da religiosidade para a prática de atividade física, como também no consumo de substâncias psicoativas. Como principais considerações, observou-se que os princípios adotados pelas doutrinas religiosas vão de encontro à adoção de condutas nocivas, aconselhando aspectos positivos na vida do jovem. Assim, aqueles que aderem uma determinada religião, passam a incorporar um conjunto de valores e práticas que desencorajam o desvio individual.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/18741

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.