Integra

INTRODUÇÃO:

Estilo de vida é o conjunto de vivências habituais, atitudes e valores incorporados no ambiente sociocultural de acordo com os recursos e disposições pessoais, capazes de determinar ações habituais que refletem o cotidiano de cada indivíduo e da coletividade. As horas de lazer e os espaços de convívio do cotidiano são os importantes aliados na qualificação do estilo de vida. Os hábitos de vida (estilo de vida) no sentido lato é conjunto de atitudes e valores incorporados no ambiente sociocultural, de acordo com os recursos e disposições pessoais, capazes de determinar ações habituais que se refletem no cotidiano de cada indivíduo e da coletividade. É o conjunto de vivências habituais, com base em indicadores que respeitem: as características familiares; o tipo de habitação; as atividades físicas, lúdico-desportivas e de lazer e as formas de participação sociocultural. Os comportamentos e as atitudes nessa fase da vida podem, em certa medida, predizer ou afetar a condição de saúde na vida adulta. Assim, também, a tendência de que comportamentos desfavoráveis à saúde, incorporados ao estilo de vida na infância e adolescência, sejam mais difíceis de serem modificados na fase adulta. Assim sendo o objetivo do presente estudo é verificar as práticas de lazer em crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos de ambos os sexos de escolas do município de Santa Cruz do Sul.


 METODOLOGIA:

A população desta investigação é constituída de 460 escolares do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública e privada, da zona rural e urbana de Santa Cruz do Sul, sendo 231 do sexo masculino, 229 do sexo feminino, com idade entre 7 a 17 anos. O presente estudo é descritivo exploratório. Este estudo seguiu as seguintes etapas: Participação das reuniões de instrumentação do grupo de pesquisa (professores, bolsistas e voluntários), referente ao levantamento de dados digitação de dados e tratamento estatístico; Levantamento de dados para revisão da amostra estratificada já elaborada, com levantamento inicial de dados populacionais, junto à 6ª CRE - coordenadoria regional de educação e secretaria municipal de educação de Santa Cruz do Sul; Contatos pessoais e por telefone com escolas selecionadas, para esclarecimento sobre os objetivos do estudo e aquiescência ao novo projeto; Aplicação dos instrumentos de coletas de dados. Digitação dos dados em planilha eletrônica do programa estatístico SPSS for Windows;


 RESULTADOS:

Apresentamos os resultados da pesquisa: os indicadores do estilo de vida, apresentados neste estudo, representam os hábitos de atividades, favorecidas pelo meio sócio-cultural, condições e oportunidades de vida. É importante destacar que nem todos os alunos tem as mesmas oportunidades de locais e materiais disponíveis para prática de atividades de lazer. Em relação às atividades mais realizadas no tempo livre observa-se que futebol é a atividade mais realizada pelas crianças e adolescentes, seguido de olhar TV e brincar. Quanto aos locais existentes no bairro para prática de atividades, observa-se que o pátio da casa (77,0%) e a rua (65,0%) são os locais existentes mais lembrados pelas crianças e adolescentes avaliadas para a prática esportiva. Destacam-se ainda, outros locais, como o campo ou terreno baldio perto de casa (41,3%), a quadra da escola no turno contrário ao das aulas (37,4%) e o parque/ praça (28,0%).

Quanto aos locais mais utilizados para a prática esportiva de lazer, observa-se que o pátio de casa (59,1%) e a rua (33,0%) são os locais que os alunos mais utilizam para praticar atividades esportivas e de lazer, seguido pelo campo ou terreno baldio perto de casa (20,6%) e quadra da escola no turno contrário ao das aulas (19,3%). Cabe salientar ainda, que 28% dos escolares apontaram o parque ou praça como locais existentes para prática de esportes, porém, somente 8,7% utilizam este local para esta prática.


CONCLUSÕES:

Através deste estudo que abordou o estilo de vida e as atividades de lazer de crianças e adolescentes das escolas de Santa Cruz do Sul, com idades entre 7 e 17 anos, concluímos que os escolares vivem um estilo de vida resultante das oportunidades e dos aspectos que permeiam o seu meio e a sua cultura. As atividades realizadas no tempo livre, mais citadas, espontaneamente, são o futebol, olhar TV, brincar, andar de bicicleta e jogar vôlei. Conforme os locais existentes para a prática de atividade física e de lazer, conclui-se que os locais mais citados pelos escolares foram o pátio de casa e a rua, bem como os mais utilizados por estes jovens também. Sendo as atividades físicas muito importantes para a saúde destas crianças e adolescentes, é importante salientar que há muitas atividades relacionadas ao sedentarismo, principalmente, quando estes jovens encontram-se em casa, como assistir televisão e jogar videogame.

Como o sedentarismo pode levar à obesidade, é de extrema importância controlar estas crianças e adolescentes ainda quando jovens, para apresentarem uma vida saudável quando adultos.