Resumo

Objetivos:
A rotina estressante e as facilidades da vida moderna abrem precedente para um estilo de vida inadequado, tendo consequências, como o sedentarismo e a obesidade, dessa forma o objetivo da pesquisa foi identificar o estilo de vida de participantes de um programa de emagrecimento.

Métodos e Resultados:
A pesquisa foi realizada com voluntarias do Programa “Emagreça Feliz”, projeto desenvolvido pelo GEPES da Universidade do Extremo Sul Catarinense. A amostra foi composta por 14 participantes, com idade média de 49,5 anos. Todas praticantes de hidroginástica com frequência de 3 vezes por semana, duração de 60 minutos e intensidade de 50-70% FC Reserva. Para avaliar o estilo de vida, foi utilizado o questionário Fantástico, cujo os resultados permitem determinar a associação entre o Estilo de vida e a saúde. Na interpretação dos dados foram utilizadas as normas do questionário, utilizando média e desvio padrão na caracterização e estatística descritiva com o programa Excel do Office 2007. Na análise dos resultados as 14 participantes do Programa de emagrecimento, classificaram-se como Excelente (28,57%), Muito Bom (50%) e Bom (22,43%), nenhuma participante entrou na classificação de Regular ou Necessita Melhorar. Nos domínios Nutrição e Atividade Física, analisados isoladamente, as participantes apresentam a classificação Regular identificando que a mudança no Estilo de vida pode ser eficaz no tratamento da obesidade.

Conclusão:
Finalizamos que o Estilo de Vida das participantes é satisfatório de modo geral, e salientamos que nos domínios nutrição e atividade física há necessidade de alterações.