Estilo de Vida de Praticantes de Atividades Físicas em Academias da Terceira Idade de Maringá - Pr

Por: Alessandra Regina Carnelozzi Prati, João Victor Del Conti Esteves, Leonardo Vidal Andreato e Solange Marta Franzói de Moraes.

Conexões - v.8 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O aumento da longevidade nas populações representa desafios importantes para a sociedade. O estilo de vida pode contribuir para que doenças se manifestem cada vez mais cedo, mas, por outro lado, o estilo de vida saudável pode ser o início da manutenção da saúde e prevenção de doenças. Acredita-se que atividade física regular, alimentação equilibrada e variada, boas relações sociais, assim como manutenção de comportamentos preventivos e controle de estresse sejam importantes para manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar o perfil do estilo de vida de praticantes de atividades físicas em Academias da Terceira Idade (ATI) da cidade de Maringá. Foram selecionados 45 indivíduos praticantes de atividades físicas na ATI de Maringá-PR. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar (NAHAS, BARROS, FRANCALACCI, 2000), onde componentes como Nutrição (N), Atividade Física (AF), Comportamento Preventivo (CP), Relacionamento Social (RS) e Controle do estresse (CS) são parâmetros para diagnosticar o perfil do estilo de vida. A escala utilizada para análise dos dados indica como valores de: 0 a 1 = insuficiente (estilo de vida inadequado); 1 a 2 = regular; 2 a 3 = adequado (estilo de vida saudável). Os resultados, em média, foram: N = 1,80; AF = 2,06; CP = 2,48; RS = 2,05 e CS = 2,11. Nota-se que o perfil do estilo de vida pode ser considerado moderado à positivo e, somente no componente nutrição o resultado foi considerado insatisfatório. Assim, espera-se que a atuação do profissional de Educação Física possa proporcionar consciência aos usuários, da necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/485

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.