Resumo

Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi verificar o estilo de vida dos professores de Educação Física da rede pública e rede particular de ensino do município de Rio do Sul (SC). Fizeram parte deste estudo todos os professores de Educação Física que trabalharam nas instituições escolares da rede pública e particular de ensino da cidade de Rio do Sul, no período da coleta de dados. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário adaptado de Ramos (1999) contendo questões sobre o perfil do professor de Educação Física, questões sobre estilo de vida e saúde, atividade física habitual, controle de peso e hábitos alimentares, lazer. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS, versão 10 e programa Excel 2000. Utilizou-se a distribuição em freqüências e percentagens, representação gráfica, dupla classificação e agrupamento em uma única categoria. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores passaram a maior parte do dia exercendo atividades de esforço moderado a vigoroso, incluindo o âmbito do trabalho e a prática de atividades físicas regulares, sendo a falta de tempo o principal fator que dificulta a prática de atividades físicas regulares entre os professores. Apesar da maioria utilizar veículo a motor como meio de transporte de 5-7 dias na semana, principalmente para o trabalho, também faziam caminhada rápida como transporte. No lazer evidenciou-se pouco tempo (até 2 horas) gasto sentado ou deitado e os professores praticavam atividades físicas moderadas e vigorosas no lazer. Na concepção dos professores, lazer é qualquer atividade no tempo livre que seja prazerosa e "desligue das preocupações", e atividades físicas são a preferência dentre as atividades de lazer. Apesar da prática de atividades físicas, muitos professores estão acima do peso, evidenciando uma lacuna no quesito hábitos alimentares, verificando baixo consumo de frutas e verduras.

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