Resumo

A fase universitária é uma transição crucial onde são tomadas decisões decisivas para formar hábitos que influenciam o desenvolvimento integral e a qualidade de vida das jovens. (Rizo et al, 2014). Os estilos de vida são atitudes e comportamentos conscientes e voluntários que as pessoas adotam ao longo da vida (Veramendi et al, 2020). Estes são dados a partir de múltiplas variáveis ​​(sociais, biológicas, econômicas) que influenciam dentro de um determinado contexto (Colômbia. Ministério da Saúde e Proteção Social, 2016). Arias (2008) destaca a importância de considerar a abordagem de género nos programas de saúde. Esta abordagem ajuda a compreender e abordar as necessidades específicas das mulheres. Centra-se em aspectos como o ciclo de vida, os diferenciais da saúde feminina e os processos relacionados à reprodução, sexualidade, desenvolvimento e pressão social. Objetivo: O objetivo é caracterizar os estilos de vida das mulheres universitárias da cidade de Bogotá. Métodos: Foi abordada uma amostra do tipo censitária; Participaram 59 estudantes da Faculdade de Cultura Física, Desporto e Recreação da Universidade Santo Tomás, universitárias saudáveis, sem diagnósticos médicos estabelecidos, que não estavam grávidas ou amamentando. O estudo apresenta desenho observacional, com escopo descritivo e transversal. Foi elaborado um formulário google onde foram incluídas 14 questões para caracterização da amostra e 34 questões correspondentes ao questionário de estilo de vida saudável (CEVS), o questionário está dividido em 4 dimensões: I. Saúde física/mental, II. Sociais, III. Ético/Moral, IV. Acadêmico/família. O questionário possui algumas faixas de pontuação, que indicam se o estilo de vida é de nível baixo, médio ou alto. Os dados foram analisados ​​através do pacote estatístico SPSS versão 26, após a análise das medidas de tendência central, foram realizados testes de normalidade através do teste Kolmogorov-Smirnov, encontrando (p>0,05), o que indica que os dados apresentaram distribuição normal . Sob este princípio, procedemos à realização de testes de comparação entre dimensões utilizando o teste T para amostras independentes. Resultados: Após a análise por dimensões, é possível demonstrar o impacto que a saúde física e mental tem nos processos acadêmicos e o papel na família dos participantes, estaria diretamente ligado à saúde mental que a pessoa tem, (ver tabela 1). Conclusões: Caracterizaram-se os estilos de vida das mulheres da Universidade Santo Tomás de Bogotá e evidenciou-se a relação que existe entre cada uma das dimensões avaliadas pelo CEVS e os processos acadêmicos, identificando assim que a dimensão da saúde físico-mental tem um maior impacto nos referidos processos acadêmicos, isso sem descurar a parte ética social e moral que também são relevantes.