Estimativa do Consumo Máximo de Oxigênio e Análise de Concordância Entre Medida Direta e Predita Por Diferentes Testes de Campo

Por: , Enio Ricardo Vaz Ronquei, Manuel João Coelho e Silva, Mariana Biagi Batistai, e Vinicius Flávio Milanez.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.6 - 2013

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Verificar a estimativa da potência aeróbia e a concordância entre a medida direta e predita por três diferentes testes de campo em jovens universitários. 
MÉTODOS: Participaram do estudo 12 sujeitos (23,1 ± 2,8 anos), sete homens e cinco mulheres, que foram submetidos a medidas antropométricas de massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas. Além disso, os sujeitos realizaram um teste máximo direto (MD) em esteira e três testes de campo para verificação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), em valores relativos. Os testes de campo utilizados foram: corrida/caminhada de 12 minutos de Cooper (COOPER), corrida/caminhada de uma milha (MILHA) e shuttle run de 20 metros (SR-20m). Os dados foram analisados por procedimentos descritivos e para as comparações entre a medida direta e cada um dos testes de campo foi utilizado o teste t pareado. A regressão linear simples forneceu informações quanto ao desempenho dos testes e suas respectivas equações, enquanto que a concordância entre os métodos foi feita pela análise de Bland-Altman, com determinação da tendência de medida. 
RESULTADOS: Não foram encontradas diferenças significantes entre o MD e os três testes de campo. Os erros padrão de estimativa variaram de aproximadamente 5,8 a 6,0 ml.kg-1.min-1, e as correlações de r = 0,61 - 0,64. Os limites de concordância foram considerados amplos para os três testes, porém sem viés e tendência de estimativa. 
CONCLUSÃO: Apesar da similaridade entre os valores médios obtidos nas comparações entre os testes de campo e a medida de referência, o teste da MILHA foi o que apresentou melhores resultados de desempenho e concordância para a estimativa do VO2máx.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000600005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.