Estimativa Percepto-motora em Crianças com Desenvolvimento Típico e Atípico

Por: Glauber Carvalho Nobre.

2011

Send to Kindle


Resumo

Introdução: crianças com desenvolvimento atípico têm demonstrado, em maior grau, dificuldade para estimar a própria capacidade de realizar ações motoras, quando comparadas as crianças que apresentam desenvolvimento típico. No entanto, fatores como idade e sexo ainda precisam ser melhor investigados. Objetivo: Investigar mudanças relacionadas à idade e sexo na estimativa perceptomotora de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Método: este estudo foi realizado com 128 indivíduos sendo 65 crianças consideradas típicas e 63 crianças com desenvolvimento atípico nas faixas etárias de 7 a 12 anos de idade. Para selecionar os grupos de crianças utilizou-se a bateria de testes Movement Assessment Batery for Children – second edition (MABC-2). Avaliou-se a estimativa perceptomotora em duas tarefas motoras (saltar horizontalmente e alcançar com o pé). Resultados: de um modo geral os dois grupos apontaram dificuldades em estimar a própria capacidade para realizar as duas tarefas motoras. Entretanto, os indivíduos com desenvolvimento atípico, demonstraram maiores dificuldades e tenderam a subestimar ou superestimar em maior grau, a estimativa perceptomotora para realização do salto e do alcançar com o pé. Neste estudo, a idade e o sexo não apontaram efeitos genuínos significativos na estimativa perceptomotora em ambos os grupos. Conclusão: neste estudo, embora os resultados sugiram uma influência da idade e do sexo na estimativa percepto-motora de crianças com desenvolvimento típico e atípico nas duas tarefas investigadas, não foi possível comprovar estatisticamente um efeito genuíno. O fato é que as crianças consideradas com desenvolvimento atípico provavelmente tem maiores dificuldades em estimar corretamente os limites para ação em tarefas motoras e podem sentir-se ainda mais desencorajadas a aderir e permanecer em contextos de prática motora ou em outros ambientes potencialmente geradores de desafio e conseqüentemente de aprendizagem.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.