Estimulação Cerebral Por Sintetização Fótica e Auditiva Associada à Imagética e Massoterapia: Minimização de Dor em Mulheres Portadoras de Fibromialgia

Por: Ana Cecília Del Duca Frazão e Erlaine Rezende de Oliveira Carraro.

Motriz - v.16 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Evidências mostram ser a estimulação cerebral, via sintetização cortical, associada à imagética, um procedimento eficaz no tratamento da fibromialgia. O objetivo foi combinar as duas técnicas acima, à massoterapia, visando-se a implementação do referido tratamento. Quinze portadoras de fibromialgia, 40 a 55 anos, em três grupos. Um com estimulação cerebral, imagética e massoterapia (EC+M), outro imagética e massoterapia (MT) e o terceiro (GC) recebendo um tratamento tradicional. Instrumentos The Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ), The General Health Questionnaire (SF-36) e The Analogic Numerical Pain Scale (ANPS) para mensuração de dor inicial e pós-intervenção. Resultados associados à ANPS revelaram efeitos significativos em minimização de dor nos dois grupos (ambos p < 0.05). Entre eles, minimização maior para o grupo EC+M (p < 0.05). Também significativos em relação ao FIQ e ao SF-36, mas somente para o grupo EC+M (em ambos p < 0.05). O quadro de dor do GC manteve-se inalterado. Os efeitos da intervenção estenderam-se aos itens de qualidade de vida do FIQ.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2812/2981

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.