Estimulação Perceptivo-motora em Crianças Portadoras de Deficiência Visual: proposta de Utilização de Material Pedagógico

Por: Mey de Abreu Van Munster.

136 páginas. 1998 03/12/1998

Send to Kindle


Resumo

A escolha do tema desta pesquisa justifica-se a partir da constatação da importância do sentido visual na estimulação das capacidades perceptivas e motoras, e consequentemente, nos demais aspectos do desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo elaborar um material pedagógico adequado às necessidades educativas especiais de crianças portadoras de deficiência visual, bem como fornecer orientações e sugestões que pudessem auxiliar o professor de Educação Física a proporcionar experiências perceptivo-motoras significativas a estas crianças. O projeto foi realizado na Brinquedoteca da Faculdade de Educação Física da Universidade Camilo Castelo Branco em São Paulo. Para observar a aplicabilidade e a funcionalidade do material proposto, foram realizadas 40 sessões de atendimentos a uma amostra composta por quatro crianças portadoras de cegueira e baixa visão (com presença ou não de outros comprometimentos associados), de ambos os sexos, com idade entre 5 e 10 anos. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, cujo procedimento para coleta de dados foi a observação participante, sistematicamente registrada através de relatórios e filmagens. O referencial teórico utilizado possibilitou a revisão, reflexão e reformulação de conceitos sobre a deficiência visual e o desenvolvimento perceptivo-motor de crianças nestas condições, norteando nossa conduta durante a realização deste estudo. Por outro lado, o material bibliográfico consultado foi um importante referencial tanto para a preparação do ambiente onde se desenvolveu a pesquisa, como também para a elaboração do material pedagógico, evidenciando sua característica lúdica e a adequação às necessidades apresentadas pelas crianças que compuseram a heterogênea amostra desta pesquisa. Acredita-se que o material pedagógico e as respectivas sugestões de utilização propostas neste trabalho, quando equacionadas às variações e diferenças individuais apresentadas por cada criança, podem consistir um importante recurso auxiliar para a estimulação de capacidades perceptivas e motoras em crianças portadoras de deficiência visual.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000189172&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.