Resumo

Introdução

A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva que permite a modulação da excitabilidade cortical e pode produzir alterações na plasticidade neuronal. A aplicação da ETCC tem sido recentemente associada à atividade física.

Objetivos

Verificar o efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) em combinação com o exercício físico, caracterizando os aspectos metodológicos da técnica.

Métodos

Na busca em base de dados, excluíram-se estudos com animais e outras técnicas de neuromodulação, além de artigos de revisão e opinião. Foram selecionadas publicações até 2016 e a qualidade metodológica dos artigos foi verificada através da escala PEDRo.

Resultados

A maioria dos estudos (86%) utilizou a ETCC na área do córtex motor, com corrente anódica e montagem monocefálica (unipolar) (46,5%). A intensidade da corrente dominante foi 2mA (72%) com duração de 20 min (55,8%). O perfil dos participantes da pesquisa foi predominantemente de indivíduos com até 60 anos de idade (72,1%). Os desfechos foram favoráveis ao uso da ETCC anódica em combinação com o exercício físico.

Conclusão

A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua é uma técnica promissora quando utilizada em combinação com os os exercícios aeróbicos e anaeróbicos; entretanto, é necessário investigar o exercício concomitante. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos investigando os resultados do tratamento (revisão sistemática dos estudos de nível II ou estudos de nível I com resultados inconsistentes).

Acessar