Estímulos Verbais e Musicais Promovem Maior Desempenho no Teste de 1rm em Mulheres Recreacionais no Treinamento de Força?

Por: Gilmário Ricarte Batista, Gledson Tavares de Amorim Oliveira, Leonardo de Sousa Fortes, , Pedro Pinheiro Paes e Petrus Gantois.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.27 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo


Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito do estímulo verbal, musical e controle no desempenho do teste de 1RM. Foram avaliadas 20 mulheres com idade (21,35 ± 3,05 anos), com experiência prévia em treinamento de força praticantes recreacionais de treinamento de força participaram de um desenho do tipo cross-over. Inicialmente, cada voluntária foi submetida a duas sessões de familiarização com intervalo de 48 horas. O teste de 1RM foi realizado para os exercícios supino reto e leg press 45º, em diferentes condições (estímulo verbal, musical e sem estímulo) de forma randomizada. Na condição de estímulo verbal, foi utilizado a seguinte expressão (e.g. “vamos lá, você consegue!”), enquanto que no estímulo musical foi solicitado as voluntárias que escolhessem músicas que elas consideraram motivá-las de forma livre. No grupo controle, as voluntárias realizaram o teste de 1RM sem nenhum estímulo. Uma ANOVA para medidas repetidas foi utilizada para determinar diferenças entre as condições do teste de 1RM. O nível de significância adotado foi de p?0,05 e todas as análises foram realizadas através do software Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Nossos resultados demonstraram um maior desempenho no teste de 1RM para o exercício supino reto (p<0,001) e leg press 45º (p<0,001) a favor dos estímulos verbal e musical quando comparado a condição controle. Conclusão: A utilização de estímulos verbal e musical promoveu efeito ergogênico de forma aguda na força máxima em mulheres treinadas, podendo otimizar a prescrição e ajuste das cargas durante as sessões do treinamento de força.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/10010

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.