Estratégia Adotada em Provas de Natação Estilo Crawl: Uma Análise das Distâncias de 800 e 1500m.

Por: Adriano Eduardo Lima da Silva, Carlos Rafaell Correia-oliveira, Leonardo Alves Pasqua, Mayara Vieira Damasceno, Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi, Salomão Bueno e Thais Narita.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Em competições de natação de longadistância não está bem estabelecida qual a estratégia de prova (EP) ótima. Desta forma, o objetivo desse estudo foi caracterizar as EP adotadas poratletas de nível internacional em provas de natação de 800m (feminino) e 1500m (masculino) crawl. Foram analisadas as parciais de tempo (a cada 50m) dos atletas (n = 60) participantes das semifinais e finais dos últimos três campeonatos mundiais de natação, ocorridos no período de 2006 a 2010. A análise dos dados foi realizada por meio do teste estatístico CHAID (Chi-Squared Automatic Interaction Detection), que é uma estatística χ2 (qui-quadrado) para detectar comportamento de homogeneidade entre as variáveis. Os principais resultados encontrados foram: para as duas provas analisadas, o comportamento davelocidade em função do tempo mostrou-se semelhante à estratégia parabólica(formato em U), caracterizada por um início significativamente mais rápido (P <0,05), seguido por uma diminuição do ritmo no trecho médio da prova, quando ocorre um novo aumento significativo (P < 0,05) na velocidade no trecho final. Desta forma, tais achados indicam que este perfil de EP pode ser classificado como ótimo para as provas de natação consideradas de longa duração, visto que foi o perfil preferencialmente adotado por atletas de nível mundial.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n3p361

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.