Resumo

A natação para a pessoa lesada medular apresenta inúmeros benefícios nos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e cognitivos. Porém o processo de adaptação ao meio líquido e a aprendizagem do nado, deve ser feito de forma a aproveitar o potencial e a funcionalidade motora do nadador, através do planejamento de ações e estratégias de ensino que busquem um nadar efetivo com o menor número de adaptações possíveis e respeitando as condições específicas da lesão. Os objetivos deste estudo foram verificar a condução do processo de ensino de natação para lesados medulares, verificar de que forma o professor analisa a funcionalidade motora do nadador lesado medular, compreender como o processo instrucional atua na aprendizagem do nado por lesados medulares na visão dos professores e avaliar as dificuldades encontradas por professores de nadadores lesados medulares durante o processo de ensino. A pesquisa contou com doze professores de natação que atuam com lesados medulares. Essa amostra foi não probabilística, por acessibilidade e indicação de terceiros. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com nove temas que foram desenvolvidos em formato de questão. Foi ainda utilizado diário de campo. A análise dos resultados aconteceu com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Observamos que o reconhecimento da potencialidade ou não da pessoa com lesão medular interfere de forma direta na eficiência do processo de ensino e na atuação do professor, pois a partir do momento em que este reconhecimento se estabelece, ampliam-se as possibilidades de movimento e estratégias de ensino a serem desenvolvidas. O uso de estratégias criadas com base em técnica tradicional do nado, mostrou que há baixa sensibilização ou mesmo desconhecimento com relação ao trabalho de promoção da funcionalidade motora do nadador que se confirma na medida em que o aporte e suporte da literatura específica se mostra incipiente e não satisfaz o desejo de conhecimento do professor. Contudo, o estudo possibilitou apresentar estratégias de ensino relacionadas á condução, á instrução, aos materiais pedagógicos auxiliares, á percepção e ao ambiente em que podem ser desenvolvidas, que estão disponibilizadas ao final dessa pesquisa.

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