Resumo

No mercado de academias de ginástica a participação do público feminino torna-se cada vez mais evidente. De acordo com o relatório anual da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association) de 2004, este público já ocupava 52% da população de alunos das academias nos Estados Unidos. Os principais objetivos desse trabalho foram verificar se a segmentação de mercado é uma boa opção para o mercado fitness, quais as adaptações necessárias para atender o público feminino, quais as formas mais eficientes de comunicação e quais os grandes diferenciais do negócio. Foi realizado estudo descritivo, com enfoque qualitativo, através de Estudo de Caso da academia especial para mulheres Curves, utilizando-se análise de documentação e entrevista semi-estruturada. Foram encontrados como diferenciais a criação de métodos de treino específicos, a adaptação da estrutura predial, a adaptação dos equipamentos, a flexibilidade de horários, a formação de ambiente propício à prática de atividade física e relacionamento e a utilização do fator lúdico. Para pesquisas futuras sugere-se estudar outras formas de segmentação de mercado como academias para homens