Estratégias Empíricas em Patrocínio Esportivo à Luz da Experiência de Organizações Esportivas e Empresas Investidoras

Por: Nicolas Caballero Lois.

364 páginas. 2013 18/11/2013

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Resumo

Atualmente, o patrocínio esportivo é visto pelas mais variadas empresas como uma das principais estratégias para uma eficiente promoção no mercado, constituindo-se, ao mesmo tempo, uma significativa fonte de recursos para as organizações esportivas. No entanto, para que ambas as partes alcancem seus objetivos, é preciso adotar uma postura profissional durante todo o processo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias para a construção de mecanismos que levem à eficiência em um patrocínio esportivo. Tendo como objeto de estudo os principais processos de patrocínio esportivo existentes no Brasil, quando levados em conta a duração do contrato, os recursos investidos e os resultados obtidos, o estudo aponta, primeiramente, para a importância de reconhecer as razões do investimento nesta estratégia, estabelecendo uma relação comercial adequada aos objetivos preestabelecidos. Nos períodos de prospecção e concretização do patrocínio esportivo, deve ocorrer um estudo prévio do prospect, formatando a proposta em uma negociação “ganha-ganha”. Os dados indicam, ainda, que o investimento em patrocínio esportivo pode alcançar resultados significativos quando acompanhado do desenvolvimento de estratégias paralelas, como exploração dos protagonistas, captação de novos parceiros, ativação, monitoramento sobre o retorno e combate ao marketing de emboscada. Por fim, o estudo aponta retornos significativos a partir do investimento em patrocínio esportivo, seja em termos promocionais, institucionais, mídia espontânea, relacionamento e geração de negócios para as empresas investidoras, como melhora na performance esportiva e processos de gestão por parte das organizações esportivas. 

Endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/123099

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