Estratégias Formativas Para o Desenvolvimento Profissional de Professores(as) de Educação Física : Análise de Um Projeto de Formação Continuada Para a Docência com Crianças Pequenas

Por: Lorena de Fatima Nadolny.

146 páginas. 2016 11/03/2016

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Resumo

desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física que atuam com crianças pequenas. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1999), Marcelo (2009) e Day (2001) sobre o processo de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores(as); Alarcão (2010), Alarcão; Tavares (2003), Amaral; Moreira; Ribeiro (1996), Carvalho; Klisys; Augusto (2006) e Nadolny (2010) sobre estratégias formativas; Brasil (2009b), Ayoub (2001, 2005), Gomes (2012), Garanhani (2004) sobre a Educação Física e a Educação Infantil e Charlot (2000, 2001, 2005) para a relação com o saber. O contexto investigado foi o Projeto Educamovimento: saberes e práticas na educação infantil, um projeto de formação inicial e continuada de professores(as) de Educação Física, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental de narrativas escritas elaboradas como tarefas do referido projeto e entrevistas com professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que participaram do referido projeto nos anos de 2008 a 2012. A análise dos dados foi sistematizada em dois eixos: indícios do desenvolvimento profissional e estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as). A análise dos dados mostrou que as estratégias formativas oportunizaram relações epistêmicas e identitárias com o saber/aprender, as quais se refletiram em aprendizagens e desenvolvimento profissional. O sentido dado ao processo de formação continuada e às situações vividas nele por meio das estratégias formativas é que mobiliza o desejo do(a) professor(a) de aprender. E é aprendendo que o(a) professor(a) se desenvolve profissionalmente. Frente a essas constatações e considerações, na formação continuada as estratégias formativas estruturam o desenvolvimento profissional de professores(as), pois agem como fontes de mobilização para o saber/aprender.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/43254

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