Resumo

Esta pesquisa descreve as principais mudanças nas práticas jornalísticas do principal empreendimento privado de comunicação no Centro-Oeste brasileiro – o Grupo Jaime Câmara (GJC). Trata-se de um estudo de caso que analisou três produtos dessa organização: o telejornal Anhanguera 1ª Edição, o jornal tabloide Daqui e o jornal de referência O Popular; realizado entre agosto de 2016 e abril de 2017. A pesquisa apoiou-se em dados coletados de entrevistas com jornalistas e editores da empresa, além da análise de conteúdo de matérias publicadas e veiculadas pelo GJC. Os resultados confirmam o impacto da Internet na reconfiguração do trabalho jornalístico e do sistema de concorrência que se instalou diante de tantas ofertas informacionais à sociedade, mas apontam singluraridades quanto aos efeitos de certas estratégias mercadológicas.Referências AMARAL, M. F. Imprensa popular: sinônimo de jornalismo popular? In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Brasília, 2016. Anais... Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2017. DUARTE, A. C. O Público e o Jornalismo de Referência. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade do Porto. Porto, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. INNOVATION MEDIA CONSULTING. Our Work. [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2017. IVC. Auditorias. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017. KARAN, F.; CHRISTOFOLETTI, R. Fundamentos jornalísticos para novos cenários éticos da informação. In: SILVA, G.; KÜNSCH, D.; BERGER, C.; ALBUQUERQUE, A. (Orgs.). Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador/Brasília: Edufba/Compós, 2011, p.79-100. MARTINS. G. A. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas, 2006. MEYER, P. Os jornais podem desaparecer? São Paulo: Ed. Contexto, 2007. MORAES, A. T. Participação popular e os valores-notícia no telejornalismo: interação e cidadania. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013. Disponível em: . Acesso 10 jun. 2017. O POPULAR. O Popular inicia uma nova fase de sua história que vai muito além da mudança de formato. 2016. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2016. PENA, F. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005. PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004a

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