Estratégias Para o Ensino de Alunos com Deficiência Visual: a Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Por: Débora Deliberato, Eduardo José Manzini e Maria Luiza Salzani Fiorini.

Motriz - v.19 - n.1 - 2013

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Resumo

Estratégias e recursos são primários para a participação de alunos com deficiência visual em aulas de educação física. O objetivo deste estudo foi o de planejar estratégias de ensino e adaptações de recursos com foco na inclusão educacional de alunos com deficiência visual com base nas atividades realizadas na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo. Três etapas foram delineadas a partir da análise da Proposta: 1) identificar os temas de cada bimestre, 2) analisar o "livro do professor" em termos de situações de aprendizagem e seu desenvolvimento, e 3) as estratégias de ensino e adaptações de planos de recursos. Dez estratégias de ensino foram planejadas, foram indicados quatro novos recursos e dois recursos de ensino foram adaptados para as aulas. As atividades da Proposta Curricular permitir planejamento estratégico que visa a participação de alunos com deficiência visual, juntamente com os alunos sem deficiência.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4732

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