Estresse da Iniciação Esportiva Até Profissionalização: Uma Análise Exploratória da Trajetória de Atletas Profissionais de Futebol

Por: , André Luis Aroni, Edson Filho e Giovanni Luchetti Bocchio.

Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol - v.11 - n.43 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos a iniciação esportiva têm sido objeto de estudo de inúmeros trabalhos na literatura internacional, assim como a transição de carreira. Entretanto, grande parte dos trabalhos sobre transição se concentram no término da carreira esportiva. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a trajetória dos jogadores de futebol no processo da iniciação esportiva até a profissionalização, observando as fontes de estresse e enfrentamento em cada transição de categoria. Um total de 27 jogadores profissionais participaram desse estudo descritivo e exploratório. Um roteiro de entrevista com quinze perguntas baseado nos instrumentos de Gomes (2011) e de Stambulova e colaboradores (2009) foi utilizado para coletar os dados. Numerosas fontes de estresse (por exemplo, comportamento dos pais, lesões, atletas mais fortes) e estratégias de enfrentamento (por exemplo, jogar melhor, conversar com a família) foram identificadas pelos jogadores ao longo do processo de iniciação e profissionalização do esporte. A maioria das estratégias de enfrentamento consistiu em abordagens focadas na resolução de problemas, frente as diferentes demandas de estresse encontradas pelos atletas ao longo de suas carreiras. Como considerações finais, o estudo contribui para que treinadores e líderes da iniciação esportiva possam estar atentos as demandas apresentadas, além das usuais questões físicas, técnicas e táticas.

Endereço: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/773

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.