Estresse em Professores de Educação Física: Potenciais Causas e Estratégias de Enfrentamento

Por: Adelar Aparecido Sampaio e Diagnes Marostica.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.13 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O artigo aborda situações de estresse no contexto de atuação de professores de Educação Física, objetivando reconhecer as potenciais causas e estratégias utilizadas. A metodologia utilizada se caracterizou como descritiva com abordagem qualitativa e contou com a participação de cinco professores da rede estadual de ensino, atuantes em um município do interior do Estado do Paraná. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionário sócio demográfico e entrevista, tratados com análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em três categorias de análises, de onde surgiram, principalmente, na categoria 1, causas de estresse: a falta de interesse e indisciplina dos alunos, desvalorização profissional, número excessivo de alunos, dificuldade em atender as demandas de conteúdos aos alunos, e, acúmulo de tarefas; categoria 2, consequências das situações de estresse: problemas gastrointestinais; cansaço físico e mental; sensação de medo e insegurança pela violência aos professores nas escolas; categoria 3, estratégias frente às situações de estresse: diálogo com alunos e professores, tomada de decisões com maior reflexão, vivência de espiritualidade, identificação e motivação com a profissão. Sugerimos, programas de intervenção visando otimizar o desenvolvimento profissional docente, assim como medidas sócio-políticas, em especial no contexto da Educação Física.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/15032

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.