Estresse em Jovens Atletas de Voleibol e Alunas do Ensino Médio

Por: átila Alexandre Trapé, , Fernando Cesar Paulino-pereira e Maria Aparecida da Câmara Nery.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.10 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Existem diversas situações na vida de uma adolescente que podem exigir uma demanda psíquica e emocional; em muitos casos, esses fatores relacionam-se com o estresse. É importante pensar de uma maneira mais ampla nesse processo de transição por que as adolescentes estão passando, seja na vida pessoal (incluindo os estudos), seja no contexto esportivo. Este estudo teve como objetivo geral identificar as manifestações de estresse na vida pessoal das adolescentes, levantar, mediante depoimentos, as relações entre essas manifestações e observar sua influência nesse importante processo de transição pelo qual elas estão passando. Participaram neste estudo 18 atletas de voleibol de duas equipes da categoria Infantojuvenil (15-17 anos) que disputaram a Copa Regional de Voleibol em 2007 (Grupo A – atletas de um clube privado de Campinas, das quais a maioria estuda em escola privada; e Grupo B – atletas de um clube vinculado à prefeitura de uma cidade da Região Metropolitana de Campinas, das quais todas estudam em escola pública). Os depoimentos das adolescentes foram organizados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre (2003). Nos resultados, as adolescentes apresentaram informações indicando que conciliar a preparação para o vestibular juntamente com a vida de atleta é uma situação geradora de estresse. Indicaram ainda que situações comuns como “namorar”, “sair com os amigos” e “estar com a família” se tornam também difíceis de conciliar em meio à vida de atleta e estudante do ensino médio que se prepara para o vestibular.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2568

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.