Estresse Percebido e Atividade Física em Docentes de Uma Instituição de Ensino Federal no Estado do Tocantins

Por: André Pontes Silva, Bruno Oliveira Lima, Erika da Silva Maciel, Fernando Rodrigues Quaresma, Luan Pereira Lima e Thaizi Campos Barbosa.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

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Resumo

INTRODUÇÃO 

O modelo de educação no Brasil expõe o docente a situações de estresse ocupacional provenientes do desempenho das funções profissionais que, em muitas vezes, vão além da carga horária expressada na legislação (FREITAS; SENRA, 2016). A prática de Atividade Física (AF) se apresenta como uma das maneiras mais eficazes para reduzir e/ou controlar o estresse (CARLOTTO et al., 2018). Para nortear esta pesquisa, foi traçado o seguinte objetivo: avaliar o estresse percebido (EP) e Nível de Atividade Física (NAF) e a relação entre as variáveis de EP e Equivalente Metabólico da Tarefa (MET) de docentes de uma Instituição de Ensino Federal (IEF) no estado do Tocantins.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2019/8conice

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