Estrutura Acadêmica do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile

Por: C. F. A. Zuluaga, R. T. Iaochite e S. Souza Neto.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

Este trabalho tem como foco de pesquisa as Orientações Pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Educação Física, contemplando o cenário do Estágio Supervisionado na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. A fundamentação teórica centra-se na Formação de professores. O objetivo é Compreender as Orientações Pedagógicas dos professores, tendo como lócus o Estágio Supervisionado, nos cursos de Educação Física da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Especificamente neste trabalho se procuro, a) Conhecer as políticas públicas docentes sobre o Estágio Supervisionado da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile; Opta-se pela abordagem de investigação qualitativa, estudo de caso múltiplo, tendo como técnicas o análise de conteúdo e, o instrumento as fontes documentais. Entre os resultados observam-se a primeira Macrocategoria denominada Desenvolvimento Legislativo, Regulamentário e Acadêmico do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile, contendo em conta o conhecer os diferentes procedimentos vinculados, entre eles, as políticas públicas no âmbito normativo e no campo institucional (Universidades), os quais incidem na formação dos alunos e também nas diferentes manifestações culturais das comunidades educativas, pelo que, se apresentam as estruturas acadêmicas a partir dos processos administrativos, educativos e pedagógicos, que permitem ou fomentam a relação dos programas com as escolas entre os períodos, as disciplinas e os diferentes processos do projeto pedagógico de cada instituição, com base nas diretrizes nacionais comparecidas pelos estabelecimentos que as dirigem e, em resposta às reformas e políticas publicas docentes. Como considerações finais se entendem que há diferencias legislativas nos países e universidades envolvidas, na pesquisa se têm semelhanças nas diretrizes que orientam o ES e que fortalecem o desenvolvimento desses, influindo especificamente nos processos da autonomia e a flexibilidade universitária; mas as diretrizes legislativas são complementadas em propostas acadêmicas pelas Universidades envolvidas numa parceria com as Escolas, procurando darem respostas às necessidades do cunho acadêmico ao redor da crítica, à reflexão e à compreensão. Projeto realizado com apoio pela UNESP (Assessoria de Relações Externas - AREX -) e a Associação Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP).

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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