Resumo

Nas ciências sociais as investigações das abordagens organizacionais apresentam uma atenção cada vez maior nos estudos das organizações em rede. As redes interorganizacionais caracterizam-se pela interação entre duas ou mais organizações e tem o objetivo de gerar vantagens para todos os envolvidos. O presente estudo buscou analisar estrutura organizacional e o modelo de negócio das organizações que compõe a rede da Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva – AIGD (Comunicação Web, Reuniões Virtuais, Eventos e Revista Intercontinental de Gestão Desportiva). A pesquisa foi embasada no Mapa de Orientação Conceitual de Marcon e Moinet (2000), nas Configurações Estruturais de Mintzberg (2003) e no Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur (2010). A investigação é caracterizada como um estudo de caso com abordagem qualitativa. A recolha das informações foi realizada por análise documental, observação direta e entrevistas do tipo semi-estruturada. A partir dos resultados, verificou-se que a rede da AIGD é uma rede com característica horizontal por funcionar com base na colaboração e informal por não possuir nenhuma regra, norma ou contrato na rede. As organizações que compõe a rede caracterizaram-se por possuir um grupo de estruturas com características orgânicas e uma organização com características burocráticas. Os modelos de negócio identificados mostram um padrão que visa a construção e a entrega da proposta de valor sem custos. Além disso, observa-se em alguns pontos uma interação entre as estruturas e uma relação entre as características da estrutura organizacional e o respectivo modelo de negócio das organizações que compõem a AIGD.

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