Estudio Morfológico En Gimnastas Argentinos de Alto Rendimiento

Por: Elizabeth Rodriguez Bies e Francisco José Berral de La Rosa.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Atualmente existe uma informação limitada sobre as características antropométricas dos ginastas masculinos. A Cineantropometría que estuda a forma, composiçao corporal e a proporcionalidade do corpo humano em relação a sua função é uma ferramenta idonea para ser utilizada em medicina do esporte, permitindo conhecer as características morfológicas dos sujeitos. Este estudo tem como propósito descrever as variáveis antropométricas dos ginastas masculinos da seleção nacional da Argentina. A amostra foi de 25 ginastas masculinos, maiores de 18 anos, pertencentes às categorias juvenil e sênior. Foram estudadas 43
variáveis antropométricas: peso, alturas, comprimentos, diâmetros ósseos, perímetros corporais e dobras cutâneas. O somatotipo foi calculado de acordo com o método antropométrico de Heath-Carter. A composicão corporal segundo a tática de fracionamento de massas de Kerr e foi analisada a proporcionalidade através da estratégia Phantom de Ross. Os procedimentos antropométricos usados foram os recomendados pela ISAK. Na composição corporal foi estimada uma massa muscular de 54% e uma massa de gordura de 17,5%. Os resultados indicam que os ginastas argentinos possuem um biotipo de características similares ao resto dos ginastas de nível internacional. Porém, costumam ser mais baixos, com maior peso corporal e com os perímetros de tórax, cintura, coxa e panturrilha mais elevados. Isto nos tenderia a supor que estes ginastas têm uma desvantagem biomecânica que prejudica a performance nos eventos de ginástica artística desportiva.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3932

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.