Estudo da Associação Entre a Dor e Desempenho Funcional do Membro Superior de Jogadores de Vôlei

Por: Cláudia Venturini, Daniel Flávio Ribeiro Cangussu, Daniele Cristine Madureira Rodrigues e Denise Reis.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.4 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Associar o desempenho funcional e presença de dor em ombros de atletas da categoria juvenil de vôlei.
Metodologia: Quinze atletas de vôlei da categoria juvenil de um Centro Esportivo de Betim (média de idade: 17,85 ± 0,89 anos) foram submetidos à avaliação da dor durante e após a atividade através da Escala Análoga Visual (EVA) e a avaliação do desempenho funcional através de um questionário funcional.
Resultados: Os resultados demonstraram ausência a leve limitação do desempenho funcional do ombro destes atletas. Quanto à dor, foi observado baixo nível de dor avaliado através da EVA. Além disso, foi encontrada associação estatisticamente significativa entre dor e limitação do desempenho funcional geral dos atletas avaliados (r=0,77). A diferença entre dor durante e após o treinamento não demonstrou resultado estatisticamente significativo (p = 0,579). A diferença entre o desempenho funcional geral e o desempenho funcional específico relacionado ao esporte não demonstrou diferença estatisticamente significativa (p= 0,406).
Conclusão: Os resultados do presente estudo indicaram associação entre baixo nível de dor após o treinamento e limitação leve do desempenho funcional dos atletas de vôlei categoria juvenil

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/772/774

Ver Arquivo (PDF)

Tags: , ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.