Resumo

Objetivo: Associar o desempenho funcional e presença de dor em ombros de atletas da categoria juvenil de vôlei.
Metodologia: Quinze atletas de vôlei da categoria juvenil de um Centro Esportivo de Betim (média de idade: 17,85 ± 0,89 anos) foram submetidos à avaliação da dor durante e após a atividade através da Escala Análoga Visual (EVA) e a avaliação do desempenho funcional através de um questionário funcional.
Resultados: Os resultados demonstraram ausência a leve limitação do desempenho funcional do ombro destes atletas. Quanto à dor, foi observado baixo nível de dor avaliado através da EVA. Além disso, foi encontrada associação estatisticamente significativa entre dor e limitação do desempenho funcional geral dos atletas avaliados (r=0,77). A diferença entre dor durante e após o treinamento não demonstrou resultado estatisticamente significativo (p = 0,579). A diferença entre o desempenho funcional geral e o desempenho funcional específico relacionado ao esporte não demonstrou diferença estatisticamente significativa (p= 0,406).
Conclusão: Os resultados do presente estudo indicaram associação entre baixo nível de dor após o treinamento e limitação leve do desempenho funcional dos atletas de vôlei categoria juvenil

Acessar Arquivo