Estudo Avaliativo de Dois Cursos de Educação Física no Município de Fortaleza Via Teoria da Gestão da Informação e do Conhecimento

Por: Jocyana Cavalcante da Silva Dias.

2010 01/06/2010

Send to Kindle


Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a gestão da informação e do conhecimento dos cursos de educação físicaem uma instituição particular e outra pública. Tomou-se como referencial teórico o modelo de Davenport (1998). Os dados necessários ao estudo foram levantados por um questionário que, além das questões de caracterização dos sujeitos envolvidos (professores, alunos e funcionários), continha uma escala de avaliação constituída por 42 itens medidos através de uma escala de intervalos aparentemente iguais (Escala de Likert), com três categorias de respostas (concordo, concordo em parte, discordo). Analisou-se a validade da escala através dos indicadores: coeficiente de precisão, erro padrão da medida, coeficiente de sensibilidade, coeficiente de validade e discriminação dos itens. A validade de construto da escala foi analisada através da análise fatorial com método dos componentes principais e rotação EQUAMAX. Foram identificados sete fatores (tecnologia da informação; política informacional; cultura informacional; arquitetura da informação; estratégia informacional; avaliação da gestão da informação; equipe informacional), subjacentes ao construto medido, que estão presentes no modelo de Davenport. Através da análise de variância, o modelo linear geral indicou que o conjunto da amostra somente se diferencia em relação à instituição dos sujeitos. Não se observou diferença significativa em relação a sexo, idade, tempo na instituição e tipo de respondente ao instrumento. Nos sete fatores, a instituição particular apresentou melhores resultados que a pública, destacando-se o fator tecnologia. Supõe-se que o acompanhamento das inovações no nível da tecnologia é fundamental para as instituições particulares implementarem seus negócios e conseqüentemente seu lucro.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.