Estudo Caso Controle de Alterações de Creatinofosfoquinase em Usuários de Um Laboratório do Interior do Rio Grande do Sul

Por: Clairton Edinei dos Santos, Danielly Joani Bulle, Jane Dagmar Renner, Luiza Paza, Rafaela da Silva e Renan Vitalis.

Cinergis - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: avaliar a prevalência de alterações de creatinofosfoquinase (CPK) em indivíduos em uso de sinvastatina, analisando os resultados dos exames bioquímicos de creatinofosfoquinase e relacionando com o uso da sinvastatina. Método: foi realizado um estudo caso-controle, em que foram incluídos indivíduos que fazem uso do medicamento sinvastatina (caso) e indivíduos que não utilizam sinvastatina (controle), atendidos em um laboratório ambulatorial na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, no período de julho de 2014 a setembro de 2014. As análises foram compostas por 43 e 70 indivíduos casos e controles, respectivamente. Para ambos os grupos, foi realizada a análise dos resultados de CPK do banco de dados do laboratório em estudo. Resultados: observou-se que o aumento da enzima CPK foi significativamente maior com o uso de sinvastatina (p<0,05). No grupo de casos, a prevalência de alterações musculares foi de 30,2%, enquanto no grupo controle foi de 12,9%. Além disso, a razão de chance de dano muscular no grupo caso é de 2,94. Considerações finais: há uma maior prevalência de alteração de CPK no grupo que utiliza sinvastatina, quando comparado com o grupo controle.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6104

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.