Estudo de Caso das Mudanças Fisiológicas e de Desempenho de Judocas do Sexo Feminino em Preparação Para os Jogos Pan-americanos

Por: , Karin Ayumi Matsushigue, Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss e Stanislaw Sterkowicz.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.9 - n.2 - 2001

Send to Kindle


Resumo

Este estudo avaliou as modificações fisiológicas e de desempenho de judocas do sexo feminino de elevado nível competitivo, na fase final de preparação para os Jogos Panamericanos de Winnepeg (1999), dois meses e um mês antes da competição. As variáveis relacionadas à potência e capacidade aeróbias e à potência e capacidade anaeróbias, as quais foram avaliadas em condições laboratoriais, apresentaram poucas modificações. Apenas o pico da concentração de lactato, após 2 testes de Wingate, apresentou diminuição; no entanto, nos testes em situação específica, houve melhoria do índice proposto no Special Judo Fitness Test e maior diminuição da concentração de lactato sangüíneo, após a luta. PALAVRAS-CHAVE: Judocas do sexo feminino, avaliação, aeróbio, anaeróbio, testes específicos.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.