Estudo Comparativo do Autoconceito em Mulheres de 30a 60 Anos Praticantes e Não Praticantes de Atividade Física Regular, na Cidade do Recife- Pe

Por: Delny Seixas Guedes.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O autoconceito é definido pela percepção que o indivíduo tem de si próprio como ser físico, social e mor. (Ponte, 1995) Este conceito parece assumir diferentes perspectivas quando se tem estudado o autoconceito em função do nível sócio - econômico, em que se pode explicar por exemplo sua diferenciação. Numa perspectiva mais pessoal, Faria e Fontaine (1990) em Garganta & Maia (1997) descreve como um conjunto de atitudes, sentimentos e conhecimentos sobre as capacidades,competência,aparência,e aceitabilidade social. (Veiga,1990)Um outro aspecto do autoconceito se refere a descrição da autopercepção física quando da sua relação coma saúde, parece indicaruma reavaliação da atitude e comportamentos; seu estudo vem favorecendo a compreensão de respostas que comprometem a auto - eficácia e de como a ansiedade, depressão e neurose influenciam principalmente a percepção de desempenho durante o exercício físico.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.