Resumo

Reunidos em 1945 na cidade fluminense de Teresópolis, na I Conferência das Classes Produtoras, as principais lideranças do comércio e da indústria no Brasil esboçaram a ideia de criar e de manter organizações de serviço social e de formação profissional para os trabalhadores desses respectivos setores. Em 1946 foram criados por decretos-lei o Sesc-Senac e o Sesi-Senai, com abrangência nacional, para atender os comerciários e os industriários do país. Desde o início do seu funcionamento, Sesc e SESI adotaram em suas linhas programáticas as experiências de lazer como foco dos seus serviços, e como ação importante para o bem-estar e a qualidade de vida dos seus beneficiários, inicialmente na assistência social, e depois nas atividades esportivas, nas manifestações artísticas e no turismo social. Os objetivos deste estudo são: descrever a ação do Sesc e do SESI no Brasil; identificar e comparar as estratégias de suas gestões; analisar os programas oferecidos para os seus beneficiários. Os métodos de estudo compreendem: definição do quadro teórico de análise, nas fontes de referência em Cultura Organizacional e em Teoria das Organizações; consulta e análise dos relatórios anuais dos Departamentos Nacionais (órgãos normativos), dos últimos anos, os quais descrevem os serviços oferecidos; e entrevistas qualitativas com os gestores dos Departamentos Nacionais dos Departamentos Regionais relevantes (órgãos executivos, um por Estado da Federação), escolhidos por indicação do Sesc e do SESI. Como resultados, pretende-se: descrição do conjunto das ações estratégicas e programáticas das duas organizações; analisar as possíveis diferenças e semelhanças entre ambas, observadas nessa descrição; registrar seus pontos fortes e fracos (análise SWOT); preparar uma base de referência para estudos prospectivos

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