Estudo Comparativo da Qualidade de Vida do Atleta Basquetebol Máster nos Jogos Pan-americano e Mundial

Por: Adair José Pereira da Rocha, Gilson Brun, Gislaine Cristina Vagetti, Renato Rodrigues Biscaia, Tais Glauce Fernandes de Lima Pastre e .

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.25 - n.266 - 2020

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo mostrar através da análise estatística do questionário WHOQOL-Bref (2000) um estudo comparativo entre as quatro dimensões da qualidade de vida – física, psicológica, relação social e meio ambiente – de atletas de basquetebol participantes da Seleção Brasileira de Máster Masculino entre 2017, nos Jogos Pan-Americanos realizados em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, e 2019, nos Jogos Mundiais realizados em Helsinque, Finlândia. O estudo demonstrou diferença significativa entre as dimensões física e psicológica entre as equipes nacionais participantes, tendo os atletas dos Jogos Mundiais escore mais elevado do que os atletas dos Jogos Pan-Americanos. Quanto às outras dimensões, relação social e meio ambiente, não houve diferença significante, considerando-se o nível dos Jogos Mundiais relativamente mais elevado por conta de ter equipes participantes de todos os continentes, o que torna o nível delas mais diverso e mais seletivo. Ainda poderíamos aprofundar a pesquisa se houvesse a participação de uma equipe internacional para buscarmos uma comparação com atletas de outro país, principalmente países que apresentam uma maior tradição nessa modalidade, em termos de resultados mundiais e expressão olímpica.

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1814/1252

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.