Estudo Comparativo das Ações Ofensivas Desenvolvidas em Situação de Jogo Formal e de Jogo Reduzido Numa Equipe de Basquetebol de Iniciados

Por: António Veleirinho e Fernando Tavares.

Movimento - v.6 - n.11 - 1999

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho tem como objectivo situar, no contexto do processo de transformações das concepções e abordagens metodológicas do ensino e formação nos jogos desportivos colectivos (JDC), o papel assumido pelo Jogo Reduzido (JR), no processo de aprendizagem do jogo de basquetebol. Descrevemos e comparamos a freqüência e a qualidade das intervenções dos jogadores em situação de finalização/ a partir de acções tácticas individuais e de grupo nas situações de: (1) Jogo Formal (JF) (5x5); e (2) Jogo Reduzido (JR) (3x3 em meio-campo). A amostra foi constituída por uma equipa do escalão infantil feminino (n= 1 2), com a média de 1 1,5 anos de idade, que se iniciavam na modalidade pela primeira vez e realizavam 2 treinos por semana. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que o Jogo Reduzido (3x3) possibilita uma maior participação do jogador, uma menor probabilidade para a ocorrência de atitudes passivas, uma elevada freqüência de contactos com a bola e um maior sucesso na finalização das acções ofensivas. Assim, podemos considerar que no processo de ensino do basquetebol é defensável a constituição de unidades temáticas do ensino do jogo que tenham por referência o jogo reduzido.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2486/1135

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.