Estudo Comparativo das Adaptações Fisiológicas Agudas Durante a Execução de Três Variantes de Um Exercício Básico de Hidroginástica

Por: Georgina Costa, José Augusto Bragada, Sandra Afonso, Tiago M. Barbosa e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.10 - n.4 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Foi objectivo do estudo comparar as adaptações fisiológicas agudas de variantes do mesmo exercício básico de Hidroginástica (acção exclusiva dos membros inferiores, acção simultânea dos membros inferiores e dos membros superiores, acção simultânea dos membros inferiores e dos membros superiores usando halteres flutuantes). Foram estudados 16 sujeito do sexo feminino, jovens, clinicamente saudáveis e com um nível de actividade física regular. Cada sujeito realizou, um exercício básico de Hidroginástica designado de “Cavalo-marinho”. Antes e após cada execução de 6 minutos do exercício foi avaliada a percepção subjectiva de esforço (RPE) e a lactatemia ([La-]). Antes, durante e após cada execução foi avaliada a frequência cardíaca máxima atingida durante a exercitação (FCmax) e estimada a percentagem de frequência cardíaca máxima teórica atingida durante a exercitação (%FCmax). Os sujeitos percepcionaram um aumento significativo da RPE passando da exercitação exclusiva da acção dos membros inferiores, para a exercitação simultânea dos membros inferiores e dos membros superiores, assim como, para a acção a exercitação simultânea dos membros inferiores e dos membros superiores com os halteres. O esforço cardíaco (FCmax e %FCmax) foi significativamente inferior ao realizar o exercício básico estudado apenas com acção dos membros inferiores do que nas outras variantes. O aumento de segmentos em acção e a exercitação com os halteres promoveu incrementos significativos da [La-]. Concluindo, o incremento do número de segmentos em acção simultânea, assim como, a utilização de halteres flutuantes tendem a aumentar significativamente a resposta fisiológica aguda em Hidroginástica.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2008v10n4p323

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.