Estudo Comparativo de Diferentes Aparelhos Para Mensuração da Pressão Arterial

Por: Diego Santos, Elisangela Silva, Fabiano Fernandes da Silva, Gisele Petreca Leal, Letícia a Calderão Sposito, Lucas Fernandes de Souza, Matheus Pastore, Rafael H Brito de Souza e Stéfani a Marcolino dos Reis.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse trabalho foi comparar os dados obtidos através da mensuração da pressão arterial (PA) em diferentes aparelhos com um mesmo grupo de indivíduos. A amostra foi constituída de 12 sujeitos do sexo masculino, idade de 22+2,52 anos, com ausência de patologias que interferissem na PA. Para mensuração da PA foram utilizados os seguintes equipamentos: Aner Durashock DS44 (WelchAllyn) (WA), Monitor de Pressão Arterial Automático Omron (AO), Monitor de Pressão Arterial de Inflação Manual Omron (OIM), Monitor de Pressão Arterial Digital Automático de Pulso (TechLine) (TL) e Estetoscópio Cardiológico Eternity (BIC). Todas as mensurações foram realizadas no braço esquerdo, sendo que antes da primeira e entre elas, os sujeitos ficaram sentados por cinco minutos. Para análise dos dados foi utilizado a ANOVA e o teste de Post Hoc de Tukey (p<0,05). Os resultados para a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) foram, respectivamente, de 120,8+10,84 e 72,5+7,54 mmHg para WA; 127,5+13,18 e 68,3+11,52 mmHg para OA; 125,8+10,31 e 66,4+12,46 mmHg para OIM; 1368+13,11 e 77,8+9,98 mmHg para TLP. Observou-se diferença significativa entre WA e TLP para a PAS (p<0,05), sendo que o valor médio do último foi superior ao valor médio do WA. Pode-se observar que o esfigmomanômetro de pulso TL, modelo Z-40, não deve ser utilizado em pesquisas ou no dia-a-dia, pois este sobrestima os valores da PAS quando comparado com o esfigmomanômetro aneróide WA, o qual atende a todas exigências da Association for the Advancement of Medical Instrumentation com a classificação A.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.