Estudo Comparativo Descritivo da Natacao : Medidas Antropometricas, Parametros Fisiologicos, Qualidades Fisicas e Tipos de Treinamento Preconizados.

Por: Teresa Cristina Raposo Alentejano.

1994 07/10/1994

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos do presente estudo em sua primeira etapa foram escrever, baseado na literatura existente, as características da Natação Sincronizada, as qualidades físicas mais significativas envolvidas no processo de treinamento e os métodos de treinamento mais aplicáveis à natação Sincronizada. Em sua Segunda etapa constituiu objetivo do trabalho o comentário sobre os dados obtidos nas pesquisas brasileiras e a comparação de dados fisiológicos antropométricos colhidos na literatura colhidos na literatura internacional com os colhidos no Brasil em um clube do Rio de Janeiro (TTC) e duas seleções Nacionais. De um modo geral foi detectado que as atletas brasileiras possuem um VO 2 abaixo das equipes internacionais de melhor nível. O percentual de gordura médio apresenta variações dentro dos padrões previstos para o sexo feminino praticante de esportes nos quais o percentual de gordura relativamente mais alto facilita a performance. Como em outros países há uma tendência de aumento de massa muscular com o aumento da faixa etária média. A densidade corporal de todas as atletas descritas, inclusive as brasileiras está abaixo dos valores médios da população em geral.

Endereço: http://www.dme.ufrj.br/~posgrad/mestrado/PG091-1994.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.