Estudo Comparativo dos Programas Nacionais de Apoio Para Promoção de Talentos Desportivos no Atletismo em Países Ibero-americanos

Por: e Ramiro Rolim.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento e implementação de sistemas ou programas unificados de detecção, selecção e promoção de talentos desportivos (DSPTD), baseados em estudos científicos, avaliando critérios físicos, psicológicos, técnicos e sociais, experimentou um franco desenvolvimento a partir dos JO de Helsínquia em 1952, provocado pela disputa que se gerou desde então, entre as principais potências mundiais, pela supremacia no campo desportivo. Hoje, os sistemas de DSPTD são comummente entendidos como instrumentos fundamentais para o germinar e despontar de atletas de alto nível nas diversas modalidades desportivas. Apesar desta importância e do Brasil ter vindo a alcançar resultados de destaque no Atletismo internacional, continuamos a carecer de um sistema de DSPTD suficientemente abrangente, organizado e instituído em todo o território nacional, para que o nosso enorme potencial, em termos de jovens talentos, não seja incessantemente desperdiçado. É assim nosso objectivo: 1) identificar e relacionar a existência de programas ou sistemas de apoio a nível de estrutura organizacional e legislativos, recursos materiais, humanos, financeiros e científicos; 2) buscar propostas para a criação de um sistema nacional de DSPTD para o atletismo. Para responder a estes propósitos e tendo por base uma extensa revisão da literatura acerca desta temática, procuraremos identificar, descrever e comparar as principais invariantes dos programas e/ou sistemas de apoio existentes, a nível internacional (Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, França, Rússia) e nos países ibero-americanos com maior número de medalhas alcançadas nas principais competições internacionais da modalidade como Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-americanos e Campeonatos Europeus (Brasil, Cuba, Espanha e Portugal). Os resultados deste estudo visam fornecer subsídios científicos no sentido de desenvolver estratégias para a promoção de talentos, que possam ser úteis para o desenvolvimento do atletismo no Brasil.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/77_Anais_p441.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.