Estudo Comparativo Entre a Prática Profissional e os Documentos Oficiais da Escola: no Ensino Médio de Duas Instituições Privadas de Curitiba - PR

Por: E. K. Moreira, J. R. Barros, T. F. F. Pimenta e T. G. F. Pastre.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho discute e apresenta como vem sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas dos professores nas aulas de Educação Física no nível do Ensino Médio. Tendo como objetivo fazer uma analise de como ocorre às organizações das aulas de Educação Física. a) Comprovar se a elaboração das aulas ocorre a partir PPP da instituição. b)Levantar bibliografias sobre a organização curricular de Educação Física no âmbito escolar. c)Analisar documentação escolar e observar o cotidiano das aulas de Educação Física. d) Realizar um questionário com os professores observados de como os mesmos relacionam a documentação escolar com a organização das aulas. A ideia de realizar esta pesquisa surgiu a partir da inserção das pesquisadoras, cada uma em uma instituição privada de ensino, no ensino médio. As escolas fazem parte da convivência e atuação das mesmas, as quais cultivam-se trocas de experiência referente às aulas, e dessa forma buscar a escrita de um artigo científico de como ocorrem às aulas de Educação Física nas duas instituições e qual a relação dos professores entrevistados e observados frente aos documentos escolares. Por meio de pesquisa de campo exploratória, a qual tem como meta investigar de modo qualitativo, Estudo comparativo entre a prática profissional e os documentos oficiais da escola: no ensino médio de duas instituições privadas de Curitiba - PR, buscando um maior conhecimento sobre esse tema, e justificando a importância do assunto citado (Lakatos e Marconi, 1992). A análise dos resultados dos quadros apresentados: diário de bordo - critérios de observação das aulas nos colégios, análise das observações das aulas do colégio 1 e 2, comparativo colégio 1 e 2 e o comparativo dos documentos escolares, nos apresenta as diferenças existentes entre as duas instituições no que se refere a estrutura de aula e documentos. De acordo com estes resultados, nota - se que no colégio 1 não existe um cumprimento do documento de forma fidedigna, pois na realidade concentra -se em apenas um conteúdo estruturante onde acaba levando o aluno a especificar - se em apenas uma modalidade pelo fato de não existir a variedade nas aulas, conforme citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). O colégio 2 está mais próximo do que é citado na documentação pois seus objetivos se enquadram nos objetivos dos PCN'S, existindo a variedade dos conteúdos estruturantes.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.