Estudo Comparativo da Força do Músculo Transverso do Abdômen com o índice de Massa Corporal em Um Contexto Escolar Brasileiro.

Por: M. F. Silva.

XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Dentre os componentes que são atribuídos a aptidão física relacionada à saúde, a força e resistência abdominal apresentam, quando em níveis adequados, relações com a prevenção de alterações posturais, de dor lombar e a um menor risco de lesões. Neste contexto o músculo transverso do abdômen caracteriza-se como um importante estabilizador da coluna vertebral favorecendo, desta forma, a promoção da saúde postural. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é comparar a força do músculo transverso do abdome (FTA) em relação a categorias do índice de massa corporal (IMC) intra e entre sexos. Esta investigação é caracterizada como descritiva com delineamento do tipo transversal. Participaram desta pesquisa 220 escolares de 14 a 17 anos (107 meninos e 113 meninas) do ano letivo de 2009 de uma escola privada de Porto Alegre-RS / Brasil. Este projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Metodista do IPA conforme parecer nº 372/2008. A FTA foi mensurada pelo Stabilizer - Unidade Pressórica de Biofeedback (Chatanooga 9296) e o IMC foi categorizado em normal e sobrepeso conforme proposição de Conde e Monteiro (2006).

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.