Estudo Comparativo do Rendimento dos Grupos étnicos Branco e Negro no Aprendizado da Natação

Por: Rafael Costa Marques.

87 páginas. 1987 21/12/1987

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi: ,a) Verificar se existe diferença no rendimento do aprendizado de natação entre os grupos étnicos Negro e Branco, quando submetidos ao mesmo método de ensino. b) Se existe diferença significativa entre crianças integrantes dos grupos étnicos Negro e Branco em relação ao grau de flexibilidade tíbio-társica e escapulo umeral. c) Se os ganhos de desempenho do conteúdo flutuação, apresentam diferença significativa entre os dois grupos. A população de nosso estudo foi constituída por alunos pertencentes à Casa do Pequeno Jornaleiro, todos do sexo masculino, compreendidos entre 12 e 16 anos de idade. Concluímos que integrantes do grupo étnico negro têm dificuldade no aprendizado de natação, possivelmente, devido a dificuldades na flexibilidade tíbio-társica e habilidade para flutuar. Diante dos resultados recomendamos, que os programas de ensino de natação para crianças apresentem: ,(a) rotinas de exercícios de flexibilidade, principalmente para as articulações tíbio társica e escapulo umeral, em todos os planos diários de aulas. (b) O conteúdo básico, flutuação, na fase de iniciação, de maneira tal que o aluno através a variação de posições, possa atingir uma posição de flutuação. (c) Testes relativos a cada conteúdo básico, para medir o aproveitamento do aluno, como fator motivacional, e controlador do processo ensino aprendizagem. (d) Aulas diárias, sem a obrigatoriedade do tempo de permanência no meio líquido sob o controle do professor, superior a 30 minutos e ,(e) Utilização de flutuadores nos exercícios básicos, de deslize, movimento de pernas, movimento de braços, para minimizar as diferenças de capacidade de flutuar, melhorando assim o desempenho nestes conteúdos básicos para o aprendizado.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=134&listaDetalhes%5B%5D=134&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.