Estudo do Comportamento da Frequencia Cardiaca e da Pressão Arterial Sistemica em Diferentes Inclinações do Decubito Dorsal em Individuos Normais

Por: Sérgio Tumelero.

1999 30/09/1999

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou avaliar, utilizando-se métodos não invasivos, os efeitos exercidos por diferentes posturas corporais sobre as respostas do sistema cardiovascular do homem, que habitualmente são utilizadas com finalidade diagnóstica, como no caso de exames de cateterismo cardíaco (posição supina a 0°), de ecocardiografia (pernas e tronco a 45° e em posição lateral esquerda também a 45°), de captação radioisotópica do coração (posição supina a 45°) e de avaliações funcionais para mensuração da capacidade aeróbia (posição sentada no cic1oergômetro). Participaram do estudo 7 voluntários, do sexo masculino, sadios, não obesos, não fumantes, e que praticavam algum tipo de atividade física de forma não regular, com idades variando entre 20 e 30 anos (mediana 26 anos), e que foram submetidos, em diferentes dias, a quatro sessões experimentais, onde foram realizadas avaliações funcionais em repouso e em exercício. Foram aplicados dois protocolos de avaliações: (1) protocolo de esforço físico descontínuo com potências de 50 e 60 watts, com duração de 6 minutos, e (2) protocolo progressivo de esforço com incrementos crescentes de potência (25 watts/minuto), minuto a minuto até a exaustão física. Nos dois protocolos foram realizados registros contínuos de freqüência cardíaca (FC) e medidas de pressão arterial (PA), minuto a minuto. Para se verificar as respostas das variáveis, em repouso ou em exercício físico, os dados coletados foram sumarizados graficamente na forma de "Blox Plot", expressos em mediana, 1° e 3° quartis e valores máximo e mínimo. Utilizamos também, para realizar as comparações os testes de Friedman e de Dunn. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000192258&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.