Estudo do Comportamento de Liderança dos Técnicos de Handebol

Por: Antonio Carlos Simões.

74 páginas. 1987

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar o comportamento de liderança de 22 técnicos de handebol, responsáveis pela orientação técnica de 22 equipes do mais alto nível técnico no Brasil, perante às dimensões Estrutura Inicial constituída por padrões definidos de organização, canais de comunicação e métodos de trabalho, associado ao comportamento indicativo de amizade, confiança mútua, reciprocidade social e trabalho conjunto na dimensão Consideração, no que diz respeito ao que 222 atletas identificaram como comportamento real dos técnicos. O qui-quadrado foi empregado para tratar a hipótese de nulidade: não havia associação entre as dimensões Estrutura Inicial e Consideração, no comportamento de liderança dos técnicos de handebol no Brasil. A hipótese foi rejeitada à nível de p < .001. Os resultados indicaram que: ,1. Existe associação entre as dimensões Estrutura Inicial e Consideração no comportamento de liderança dos técnicos de handebol. 2. Sessenta e um atletas entendem que seus técnicos acentuam mais a execução de tarefas que envolveu a dimensão Estrutura Inicial, enquanto somente dezenove entenderam que seus técnicos estavam voltados para as relações humanas que delimitaram a dimensão Consideração. Todavia, quase a metade dos atletas (95) identificaram através do "LBDQ; Real, equipe", que o comportamento de liderança dos seus técnicos são altamente eficiente nas duas dimensões. Entretanto, quase um quarto dos sujeitos (47) pesquisados identificaram o comportamento de liderança dos técnicos de handebol como altamente ineficientes na execução de tarefas e no processo das relações pessoais. Concluiu-se que os técnicos de handebol, na opinião da maioria dos seus atletas, são mais ineficientes do que eficientes, apresentando comportamento falho, ora na execução de tarefas, ora no processo de relações pessoais.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=148&listaDetalhes%5B%5D=148&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.